Fórum internacional de segurança viária

Semana da Mobilidade Urbana

Saiba Mais

PMC 19/09/2022

Fórum internacional de segurança viária abre Semana da Mobilidade Urbana

Evento promovido pela Prefeitura de Campinas e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas -

Emdec 19/09/2022 - 11:50

 

Crédito: Arquivo PMC

Foto: Especialistas discutem fiscalização e segurança viária | Crédito: Arquivo PMC

Especialistas discutem fiscalização e segurança viária

Especialistas internacionais e profissionais que atuam na fiscalização e segurança viária em Campinas e Região Metropolitana se reuniram na sexta-feira, 16/09, para o Fórum Internacional de Fiscalização e Segurança Viária. O encontro abordou dados, planejamento de vias seguras e boas práticas em fiscalização de trânsito. Mais de 200 pessoas participaram do evento, que abriu a Semana da Mobilidade Urbana de Campinas 2022 (Semob), no Hotel Premium, no Distrito de Nova Aparecida.   

 

A realização tem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS), que mantém acordo de cooperação com o município para prevenção e redução de acidentes de trânsito; e da Associação Internacional de Chefes de Polícia (IACP), organização sem fins lucrativos com sede em Virgínia, EUA, maior associação profissional de líderes policiais do mundo. 

 

A abertura foi realizada pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e pelo diretor nacional da Vital Strategies, Pedro de Paula, representando a Iniciativa Bloomberg. Também participaram da cerimônia o secretário de Segurança Pública, Christiano Biggi Dias; a responsável pela Coordenadoria de Informações Epidemiológicas da Secretaria de Saúde, Juliana Nativio; e o vereador Luiz Carlos Rossini, representando a Câmara Municipal.  

 

“Baseamos nossas ações de segurança viária em estatísticas e dados. Todas as mortes são evitáveis, basta respeitar a sinalização e entender que o nosso comportamento no trânsito pode salvar vidas”, disse Riverete. O presidente da Emdec anunciou um minuto de silêncio em memória da vítima de acidente de trânsito ocorrido na Avenida John Boyd Dunlop, na noite de quinta-feira (15/09).  

 

Representando a IACP, a Gerente do Programa de Policiamento Global, Madeleine Kramer; e o Gerente de Projetos, Connor Cleary, apresentaram as ações de segurança viária realizadas em São Paulo, Recife e Salvador, focadas na prevenção de quatro fatores de risco para acidentes – excesso de velocidade, uso de álcool ao dirigir (Lei Seca), e ausência de capacete e cinto de segurança.  

 

A importância do planejamento de vias seguras para a redução dos sinistros de trânsito foi abordada pela especialista de Mobilidade e Ruas Seguras da Iniciativa Bloomberg, Rafaella Basile. Estratégias de moderação de tráfego, preferência à mobilidade ativa e instalação de minirrotatórias foram exemplos mencionados.  

 

“É inevitável que os sinistros ocorram, mas, por meio do desenho de vias, construímos cidades mais seguras, diminuindo as chances de morte ou lesões com gravidade para que ninguém pague com a própria vida no trânsito”, reforçou.  

 

O Coronel da Polícia Nacional de Bogotá, na Colômbia, Omar Gonzalez, compartilhou experiências e boas práticas de fiscalização. Foram apresentadas estratégias para alcançar velocidades mais seguras, englobando ações que envolvem desenho de vias, sinalização, equipamentos de controle e conscientização. 

 

“Os usuários estão sujeitos a erros. A sua segurança envolve um amplo trabalho que passa pela conscientização, velocidades adequadas e fiscalização de alcoolemia”, enfatizou Gonzalez. 

 

A Gerente de Educação para Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, apresentou dados sobre o cenário da segurança viária em Campinas, trazendo exemplos do trabalho realizado pela Emdec e Setransp nos seguintes eixos: Gestão de Dados e Evidências; Mobilidade e Engenharia Viária; Educação para Mobilidade e Comunicação; e Fiscalização.  

 

Dado inédito apresentado no Fórum aponta que, no primeiro semestre de 2022, houve uma redução de 17,65% nos óbitos de motociclistas na cidade em relação ao mesmo período de 2021. Foram 14 óbitos neste período em 2022 e 17 em 2021. Ao longo de 2021, 1 motociclista foi morto a cada 5 dias, totalizando 69 óbitos no ano. Nos últimos meses, a Emdec lançou duas campanhas de conscientização sobre segurança viária - “JBD: Morte Zerø no Trânsito”, que busca zerar o número de acidentes fatais na Avenida John Boyd Dunlop; e 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), focada na redução dos acidentes envolvendo motociclistas.   

 

Fiscalização como ferramenta para segurança viária 

 

As principais ações de fiscalização realizadas pela Emdec, nos eixos de trânsito e transporte, foram apresentadas pelo Gerente da Divisão de Operação e Fiscalização da Emdec, Claudionir De Sá. O trabalho conjunto com as forças de segurança, concessionárias e agências de transporte foram enfatizados. O papel fundamental desempenhado pelos agentes da mobilidade urbana, como foco na defesa da vida no trânsito, também foi destacado. 

 

Uma mesa redonda encerrou o Fórum e discutiu a importância das ações integradas de fiscalização para a segurança viária em Campinas, mediada pelo representante da IACP, Coronel João Ferreira Neto. Participaram do debate o Gerente de Operação e Fiscalização da Emdec, Claudionir De Sá; a Superintendente da Guarda Municipal, Maria de Lourdes Soares; o Tenente-Coronel do 8º Batalhão da Polícia Militar, Paulo Henrique Rosas; o Capitão do 4º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária, Wagner Pedron; e o Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito em Campinas, Diego Vido Faria; a Emdec foi representada pelo Gerente de Operação e Fiscalização. 

 

O Fórum contou ainda com a presença do Coronel do Policiamento do Interior 2, Rodrigo Arena; do comandante do 35º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Wilson Cardoso Junior; do Subcomandante do 4º Batalhão de Policiamento Rodoviário, Major Francisco Pane Neto; e do Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros de Campinas, André Luiz Bicudo. 

 

Semob 2022   

 

A Semana da Mobilidade Urbana de Campinas 2022 (Semob) ocorre no período de 16 a 29 de setembro; e contempla diversas ações de educação para a mobilidade para sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade sobre segurança viária, com foco na preservação de vidas no trânsito. A programação completa está disponível no www.emdec.com.br/semob.   

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo