Consultório na Rua de Campinas

10 anos de atendimento itinerante

Saiba Mais

PMC 27/09/2022

Consultório na Rua de Campinas completa 10 anos de atendimento itinerante

 

Mais de 6.400 pessoas em situação de rua já foram atendidas no município desde a criação do serviço, em 2012.

26/09/2022 - 18:59

 

Crédito: Divulgação

Foto: Consultório na Rua é instalado em uma van e possui equipe multiprofissional | Crédito: Divulgação

Consultório na Rua é instalado em uma van e possui equipe multiprofissional

O Consultório na Rua do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, conveniado à Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, completou no sábado, dia 24 de setembro, 10 anos de funcionamento em Campinas. Itinerante, o serviço oferece assistência de saúde à população em situação de rua e atendeu mais de 6.400 pessoas ao longo deste tempo, realizando em média 800 atendimentos/acessos por mês.

Em uma van, o Consultório percorre as ruas de Campinas, em especial a a Região Leste, onde há maior concentração de pessoas em situação de rua. "O serviço oferece atendimento especializado àqueles que moram nas ruas ou fazem dela o seu sustento", disse a coordenadora do serviço, Alcyone Januzzi.

 

Na gestão do projeto desde sua criação, Alcyone destacou que a equipe do Consultório é multidisciplinar. Conta com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e redutores de danos.

 

Além dos profissionais próprios do Consultório, “o trabalho do serviço também se efetiva por meio da atuação em rede com todos os equipamentos de saúde do município, o que mostra a potência do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Alcyone.

 

Instituídos no Brasil pela Política Nacional de Atenção Básica em 2011, os Consultórios na Rua têm o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. As equipes multiprofissionais desenvolvem ações integrais de saúde para atender às necessidades dessa população e atuam em conjunto com equipes das unidades básicas, especializadas e de vigilância em saúde dos municípios.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo