Defesa Civil de Campinas

Registra 1,6 mil ocorrências em Campinas

Saiba Mais

PMC 03/02/2023

Defesa Civil de Campinas registra mais de 1,6 mil ocorrências em janeiro

 

Número é mais que o dobro registrado pelo órgão no mesmo período do ano passado

03/02/2023 - 12:50

 

Crédito: Carlos Bassan

Foto: Alagamentos, deslizamentos, quedas de muros, árvores e pontes estão entre as principais ocorrências | Crédito: Carlos Bassan

Alagamentos, deslizamentos, quedas de muros, árvores e pontes estão entre as principais ocorrências

A Defesa Civil do município de Campinas registrou 1.603 ocorrências no último mês de janeiro que, neste ano, apresentou alto volume de chuvas em curto espaço de tempo o que causou muitos danos à cidade como alagamentos em imóveis e queda de árvores. No mesmo período do ano passado, o registro foi de 772 ocorrências. 

 

O coordenador regional e diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que a saturação do solo pelo grande volume de água acumulada causa alagamentos em imóveis, amplia os riscos de deslizamento e, consequentemente, aumenta o registro de ocorrências.

 

“A maioria das ocorrências atendidas pela Defesa Civil entre os dias 1º e 31 do mês passado foi por alagamento em moradias que ficam em núcleos residenciais em áreas vulneráveis. Lembrando que esse foi um janeiro atípico, com grande volume de chuva, concentrado em pouco tempo”, detalhou. 

 

Conforme balanço das ocorrências do órgão, foram registrados 555 alagamentos em imóvel; 59 deslizamentos; queda de 272 árvores, 57 muros e seis pontes. As demais ocorrências estão relacionadas a vistorias solicitadas pela população para análise de riscos. Ao todo, foram feitas 277 vistorias, sendo 195 moradias visitadas, 69 muros e 13 pontes. A partir do laudo de vistoria, a Defesa Civil encaminha a ocorrência para a área responsável que avalia as intervenções necessárias.

 

“Se o morador perceber qualquer anormalidade no imóvel como trinca ou fissura deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199”, orienta Furtado. 

 

A Defesa Civil também disponibiliza um serviço de alertas via “SMS” de forma gratuita para os celulares dos cidadãos. Para se cadastrar e acessar este serviço basta enviar um “SMS” com o CEP da sua região para o número 40199. 

 

A partir da confirmação do cadastro o cidadão passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região. Os alertas são sobre risco de mau tempo como deslizamento, tempestade, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo