PMC lança site sobre a febre maculosa

informações para a população

Saiba Mais

PMC 17/06/2023

Prefeitura lança hotsite com informações sobre a febre maculosa

Na nova ferramenta estão informações para a população e uma área especial para gestores e profissionais de saúde dos serviços particulares e do SUS

 

Hotsite com dúvidas mais frequentes sobre a doença

 

A Prefeitura de Campinas lançou neste sábado, 17 de junho, hotsite sobre a febre maculosa. Na nova ferramenta, disponível no endereço https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/febremaculosa/inicio, estão informações para a população e uma área especial para gestores e profissionais de saúde dos serviços particulares e do SUS Campinas.

No site, as pessoas encontram perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes, dicas para evitar a picada do carrapato, manual completo para conhecimento e prevenção. Há também um manual especial para profissionais da área de segurança do trabalho e identificação das placas de sinalização nos parques e áreas verdes.

Para os profissionais da saúde, há videoaula de 1h14m com orientações para o reconhecimento precoce e tratamento adequado de casos de febre maculosa, nota técnica com orientações e utilização de doxiciclina para tratamento casos suspeitos. Está disponibilizado também cartaz de orientação e alerta aos pacientes dos serviços de saúde particular e SUS e folder com orientação sobre a doença e dicas de prevenção aos pacientes 

Nessa sexta-feira, 16 de junho, a Prefeitura iniciou a distribuição de cartazes com informações sobre a febre maculosa e o carrapato-estrela para as unidades de saúde da cidade. Os materiais estão sendo colocados nos centros de saúde, hospitais e outros pontos com grande circulação de pessoas.

Foram produzidos mais de 500 cartazes com explicações sobre a doença, a transmissão, reforço do alerta das áreas de risco e orientação sobre os cuidados necessários. A comunicação sobre o assunto é uma importante arma para a prevenção, o conhecimento dos sintomas, de saber da urgência em procurar ajuda médica, caso tenha algum deles, e de informar ao médico que esteve em áreas de risco. O tratamento precoce evita o risco de morte.

Além desses cartazes, estão sendo produzidos mais de 40 totens, que serão instalados nas entradas e no interior dos parques municipais; mais de 350 placas de sinalização, que serão fixadas em áreas de matas, trilhas e fazendas; e pelo menos 15 mil folhetos informativos para serem distribuídos em ações diversas.

Vídeos educativos e postagens, com orientações e respostas às principais dúvidas da população, também começaram a ser compartilhadas pelas redes sociais oficiais da Prefeitura e da população em geral.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo