Análise de viabilidade de empresas

Campinas registra recorde de pedidos

Saiba Mais

https://horacampinas.com.br/ 25/09/2023

Campinas registra recorde de pedidos para instalação de empresas

Dados referentes a agosto mostram tendência de crescimento econômico, avalia secretaria de Urbanismo

 Por Redação

 

 em Negócios

 

Tempo de leitura: 2 mins

Dados refletem na saúde da economia de Campinas, aponta secretaria Foto: Carlos Bassan/PMC

Dados refletem na saúde da economia de Campinas, aponta secretaria Foto: Carlos Bassan/PMC

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) registrou recorde, no mês de agosto, de solicitações de análise de viabilidade para implantação de empresas em Campinas, de acordo com a atividade econômica pretendida pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS).

 

Foram 5.274 pedidos feitos pelo sistema digital Via Rápida Empresa (VRE), da Rede SIM, do Governo do Estado de São Paulo. Dado mostra tendência de crescimento econômico, avalia a secretaria.

 

“Esse dado é muito importante para saúde da economia da cidade e consequente geração de negócios e empregos. Mostra que muitas empresas estão sendo abertas, com ampliação do investimento em Campinas”, analisa a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Ela explica que o número de 5.274 solicitações de análise de viabilidade para implantação de empresas é o maior já registrado mensalmente na pasta.

Segundo os dados do setor de Licença de Uso do Solo, do Departamento de Controle Urbano (Decon) da Semurb, do total de 5.274 solicitações de análise de viabilidade para implantação de empresas de acordo com a atividade econômica analisados em agosto, 3.917 foram para novas empresas e 1.357 para mudanças na configuração dos negócios, como alteração de contrato social e inclusão de atividade comercial no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

A análise de viabilidade é feita a partir dos códigos de atividade econômica pela Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) e os critérios de enquadramento a partir do zoneamento da cidade pela Lei de Uso e Ocupação do Solo. De acordo com o coordenador do setor de Uso do Solo da Secretaria de Urbanismo, Vagner Bassan, o volume de protocolos varia mês a mês, mas tem apresentado tendência de crescimento, com mais uso do sistema digital.

 

O número de solicitações analisadas pela Semurb também cresceu do ano passado para este. Já foram 34.962 pedidos nos oito primeiros meses de 2023. No ano passado, no mesmo período, foram 33.654.

 

Ano a ano, os números totais protocolados pelo sistema VRE analisados pela Semurb também tem aumentado. Em 2022, foram 48.134 solicitações de viabilidade. Em 2021, houve 48.009 pedidos; 41.728 em 2020; 41.729 em 2019; 39.030 em 2018; e 36.188 em 2017.

O crescimento expressivo de protocolos analisados em 2021, se comparado a 2020, por exemplo, se deu por conta da pandemia, segundo o responsável pelo setor de análise. “Foram muitos pedidos para empresas do setor digital, para prestação de serviços on-line, principalmente pela necessidade do trabalho em casa (home office)”, explica Bassan.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo