Campinas tem recorde de calor

Esta segunda igualou 37,9ºC de Domingo

Saiba Mais

https://horacampinas.com.br/ 25/09/2023

Campinas tem recorde de calor pelo segundo dia seguido

Esta segunda-feira igualou os 37,9ºC registrados no domingo

 Por Silvio Begatti

 

 25 de setembro de 2023

 

em Cidade e Região

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

Onda de calor em Campinas e região: umidade relativa do ar poderá cair a menos de 25%. - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Onda de calor em Campinas e região: umidade relativa do ar poderá cair a menos de 25%. - Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Nem mesmo as estimativas conseguem acompanhar a forte elevação da temperatura em Campinas. A previsão inicial da Defesa Civil até o período da manhã desta segunda-feira (25) era de que a máxima até quarta (27) chegasse a 36ºC. Mas neste segundo dia da semana a cidade registrou 37,9ºC às 14h40, mesma temperatura apontada às 15h40 de domingo (24), segundo a Estação IAC-Campinas. Trata-se do recorde de calor no ano até agora.

Por outro lado, painéis localizados em vários setores da cidade chegaram a apontar temperatura ainda mais elevada, superior a 38°C nesta segunda, quando a umidade relativa do ar mais baixa foi de 27,7% às 12h40.

Até quarta-feira, a Defesa Civil não descarta a ocorrência de fortes pancadas de chuva no período da tarde, acompanhadas por raios, rajadas de vento e queda de granizo. A umidade relativa do ar poderá cair a menos de 25%.

Por que tanto calor?

As condições climáticas estão ligadas a uma forte massa de ar quente que continua elevando as temperaturas no estado de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil estadual.

O alerta é para que queimadas sejam evitadas, assim como a soltura de balões e o descarte de bitucas de cigarros em áreas vegetativas, ações que podem ocasionar o alastramento do fogo.

Em caso de incêndio, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 199.

A orientação da Defesa Civil é para que a população evite exposição ao sol, se hidrate e busque lugares arejados.

 

Na região

No domingo, Sumaré chegou a registrar temperatura próxima aos 42°C, de acordo com o Centro Integrado de Informações Agrometereológicas (Ciiagro).

Já Americana bateu na casa dos 40°C.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo