Campinas abre campanha Novembro Azul

Prevenção é para os fortes

Saiba Mais

PMC 03/11/2023

Campinas abre campanha Novembro Azul "Prevenção é para os fortes" neste domingo

 

Movimento destaca prevenção ao câncer de próstata e alerta para outras doenças prevalentes na população masculina; confira agenda do mês

 

03/11/2023 - 10h

 

 

 

Campanha terá reforço com publicações de alerta nas redes sociais

Campinas inicia a campanha do Novembro Azul na tarde deste domingo, 5, com o tema “Prevenção é para os fortes”. Além de reforçar o movimento mundial sobre ações preventivas e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para a saúde integral do homem ao destacar hábitos e cuidados que promovem a qualidade de vida e servem para a prevenção contra uma série de doenças.

 

 

A cidade registra uma média de 540 casos de câncer de próstata por ano, portanto, uma incidência de 94,8 registros da doença para cada grupo com 100 mil homens. As reduções deste indicador e o de mortalidade por complicações da enfermidade passam pelo incentivo à população masculina para adoção de hábitos saudáveis e a promoção do autocuidado.

 

 

O lançamento do Novembro Azul será às 16h deste domingo, 5, na final do Campeonato de Futsal Society Masculino da Olimpíadas dos Servidores Municipais. Trata-se de parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, com apoio da Unicamp e a participação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde em Campinas.

 

 

Confira, no final do texto, a agenda da campanha Novembro Azul em Campinas.

 

 

Sensibilização

 

“As ações do Novembro Azul constituem uma oportunidade para sensibilizar os homens, comunidade, profissionais de saúde, trabalhadores e gestores sobre a importância  do autocuidado e do cuidado integral da saúde, considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento”, destacou a coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva.

 

 

Segundo ela, o propósito da campanha na cidade é promover, até o fim do mês, trabalhos estratégicos para envolver os homens em ações preventivas e de promoção da saúde para aproximá-los das unidades de saúde em cada território. A ideia é incentivar e fortalecer a disposição dos moradores para autocuidado, uma vez que os hábitos saudáveis podem minimizar riscos para a maioria das doenças, incluindo o câncer de próstata.

 

 

O câncer de próstata no Brasil

 

 

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil, anualmente, no triênio 2023-2025. Entre as neoplasias (câncer) malignas que mais afetam os homens, além da próstata, estão as que atingem os pulmões, estômago, fígado e vias da traqueia. Doenças como infarto agudo do miocárdio, diabetes mellitus, pneumonia e acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) - além de fatores externos (como acidentes e violência) - também estão entre as patologias que mais incidem sobre o público masculino.

 

 

Os fatores que podem elevar as chances do homem desenvolver câncer de próstata são:

 

 Idade: o risco aumenta com o avanço da idade e, no Brasil, nove em cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata tem 55 anos ou mais.

 

 Histórico de câncer na família: homens que o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.

 

• Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

 

 

Os hábitos que mais ajudam na prevenção do câncer de próstata são:

 

• Ter uma alimentação saudável.

 

• Manter o peso corporal adequado.

 

• Praticar atividade física.

 

• Não fumar.

 

• Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a detecção do câncer se destaca entre as ações de controle e se divide em duas estratégias: diagnóstico precoce e rastreamento. O diagnóstico é a identificação do câncer em estágios iniciais em pessoas com sinais e sintomas. O rastreamento se caracteriza pela aplicação sistemática de exames em pessoas assintomáticas, com intuito de identificar a doença em estágio inicial.

 

 

Campanha vai além do câncer

 

A coordenadora da Área Técnica da Saúde do Adulto e Idoso em Campinas explicou que a agenda de eventos do Novembro Azul terá enfoque nos seguintes temas: saúde mental, prevenção do câncer de próstata e colorretal, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violência e acidentes, vacinação, além da promoção de hábitos saudáveis como forma de aproximação e vinculação com os homens do território.

 

 

“A ideia é levar a agenda da saúde para ambientes onde os homens estão”, frisou Camila ao mencionar que os trabalhos buscam intersetorialidade e interdisciplinaridade para desenvolver a saúde em conceito ampliado.

 

 

Uma série de estudos divulgados por instituições na área de saúde mostram que, historicamente, os homens, comparados às mulheres, procuram menos por assistência à saúde. Os motivos alegados passam por trabalho, amarras culturais do homem viril imaginário e até pelo ditado popular "quem procura acha". Com isso, parte da população masculina evita a prevenção do câncer de próstata por conta do medo da doença.

 

 

Para a diretora do Departamento de Saúde, Mônica Regina Prado de Toledo Macedo Nunes, é fundamental garantir durante todo o ano estratégias que promovam o acesso dos homens aos serviços de saúde, a fim de resguardar a prevenção e a promoção como eixos necessários e fundamentais no cuidado. “O Novembro Azul é um mês específico para reforço das ações realizadas pelas unidades, com foco na ampliação das ações e vínculo com a população masculina”, frisou.

 

 

Com isso, a campanha Novembro Azul deste ano reforça as orientações para:

 

    • Realização de atividades físicas com regularidade.

 

    • Controle do estresse.

 

    • Alimentação equilibrada e saudável.

 

    • Redução do consumo de álcool e tabaco.

 

    • Prudência no trânsito

 

 

Programação Novembro Azul 2023

 

Evento de Inauguração da Campanha

Quando: 5/11 (domingo)

Horário: das 14h às 17h

Onde: Grenasa - rodovia Heitor Penteado, km 7, Distrito de Sousas

Atividade: final do Campeonato de Futsal Society Masculino da Olimpíadas dos Servidores. Durante o evento, o público terá acesso às estações de cuidado para medir pressão arterial, verificar a glicemia, fazer auriculoterapia e conferir outros serviços.

 

 

Testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C - jovens, adultos e idosos

Quando: às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e às quintas-feiras, das 9h às 12h

Onde: Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais - rua Regente Feijó, 637, Centro

 

 

Seminário da Saúde do Homem

Quando: 24/11 (sexta-feira)

Horário: das 8h30 às 11h30

Onde: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas - avenida Anchieta, 200, Centro

Atividade: divulgação do 1º boletim da Saúde do Homem de Campinas pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e palestras de integrantes dos departamentos de Saúde (DS) e o de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps) sobre a saúde masculina e direcionadas para profissionais da saúde, trabalhadores, residentes, gestores e público interessado na temática.

 

 

Desfile de Carros Antigos

Quando: 26/11 (domingo)

Horário: das 8h às 11h

Local: Largo do Rosário, Centro

Atividade: desfile de carros das décadas de 20 a 40 na Avenida Francisco Glicério seguida de exposição no Largo do Rosário. O espaço terá nove estações de cuidados para a população, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Sanasa, Emdec, universidades, sociedade civil e empresas.

 

 

As ações nas unidades de saúde e em diferentes locais na cidade serão divulgadas durante o mês.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo