Segurança reforçada - Centro de Campinas

Ação envolveu GM, PM, Emdec e Setec

Saiba Mais

PMC 09/11/2023

Operação integrada reforça segurança no Centro de Campinas

 

Ação envolveu GM, PM, Emdec, Setec e faz parte do programa Centro Mais Seguro

 

 

 

Efetivos se dividiram e atuaram simultaneamente em diversos pontos

 

A Guarda Municipal deflagrou uma operação integrada com a Polícia Militar, Secretaria de Urbanismo, Setec e Emdec na região central da cidade com o objetivo de intensificar o patrulhamento e coibir atividades criminosas, como o tráfico de drogas e receptação. A ação faz parte do programa Centro Mais Seguro e foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 8 de novembro e tem também como intuito levar sensação de segurança à população.

 

O efetivo das forças de segurança e dos setores administrativos da Prefeitura se dividiram e atuaram simultaneamente em diversos pontos, como Terminal Central, Ceasinha, linha férrea, além da fiscalização de estabelecimentos comerciais. A GM e Emdec realizaram uma blitz de estreitamento de via na Avenida Prefeito José Maseli. 

 

Durante a ação, foram abordadas 276 pessoas, 107 motos e 28 carros, e fiscalizados 52 estabelecimentos, entre bancas de comércio informal, bares na rua Ferreira Penteado e locais de compra e venda de recicláveis.

 

A Setec e a GM apreenderam 312 garrafas de bebidas destiladas que eram vendidas nas bancas no interior do Terminal Central, pois a comercialização de bebidas alcoólicas destiladas nas imediações do terminal é proibida pela legislação do solo público. Um homem foi conduzido ao distrito policial por desacato. Uma motocicleta com 238 autuações e R$ 52.598,00 de débitos foi recolhida ao pátio da Emdec. 

 

A comandante Maria de Lourdes Soares ressaltou a importância da cooperação entre as forças de segurança e os setores administrativos da Prefeitura. “É uma operação de abrangência na região central, uma operação que reverte em segurança para a população e já com o intuito de fazer prevenção para datas como Black Friday e compras de Natal”, disse ela.  

 

A Polícia Militar completou que os eventos de final de ano vão levar mais pessoas ao Centro. “Assim, essa demonstração de força e esse apoio mútuo entre os órgãos administrativos e as instituições de segurança é muito importante para a população em geral”, declarou o Capitão do 8º Batalhão da PM, Wesley Shimabucoro.

 

Programa Centro Mais Seguro

 

Implantado no dia 23 de outubro, o Programa “Centro Mais Seguro” intensificou o patrulhamento na região central e tem como objetivo proporcionar sensação de segurança à população, combater atividades criminosas, como o tráfico de drogas, e coibir furtos e roubos. 

 

Além das viaturas motorizadas, a atividade conta com 66 guardas municipais no patrulhamento a pé pela rua 13 de Maio, Terminal Central e imediações e em áreas com grande circulação de pessoas. A GM emprega três equipes de 22 guardas municipais em cada uma, divididos em três turnos de trabalho, sendo um das 7h às 14h, outro das 9h às 16h e o terceiro das 13h às 20h com a supervisão da Superintendência Centro. 

 

Os agentes do patrulhamento a pé tem a retaguarda das viaturas motorizadas, contando inclusive com o primeiro veículo 100% elétrico da corporação, que está em fase de teste para uso policial por 120 dias.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo