Campinas tem dia mais quente da história

Calor bate recorde em 2023

Saiba Mais

horacampinas.com.br 13/11/2023

Campinas tem dia mais quente da história em novembro; calor bate recorde em 2023

 

Termômetros chegaram a 38,1°C; equipes do SOS Rua de Campinas reforçam abordagem à população de rua, com oferta de água e albergamento

 

Por Redação

 

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

 

Termômetro no Largo do Rosário aponta 41° na tarde desta segunda-feira. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

Campinas bateu nessa segunda-feira (13) o recorde histórico de calor para o mês de novembro. E também o de dia mais quente de 2023. Às 14h50, os termômetros do Cepagri indicaram 38,1°C. Na série histórica do Cepagri, iniciada em 1989, a maior temperatura máxima diária havia sido de 36,8ºC, entre 9 e 10 de 1997. O recorde já fora superado no domingo (12), com 37,4°C. Em 2023, até então a temperatura máxima tinha sido registrada no dia 25 de setembro, com 37,9°C.

Para aumentar ainda mais a sensação de calor, a Umidade Relativa do Ar ficou abaixo dos 20%. Às 13h, chegou a 19,4%.

Também nesta segunda, o Instituto Nacional de Meteorologia elevou a intensidade do alerta da onda de calor para a Região Metropolitana de Campinas (RMC). O alerta passou de “Perigo” para “Grande Perigo”, se estendendo até as 23:59 da próxima sexta-feira (17). O calor, porém, deve continuar em Campinas aé o próximo domingo (19).

Essa onda de calor se configurou e vem se intensificando devido a um sistema de bloqueio atmosférico
que atua no centro-leste do país, segundo explicação do Cepagri. Esse sistema impede que frentes frias que avançam pelo sul do país prossigam para as demais áreas brasileiras, mantendo, assim, uma massa de ar quente que se intensifica à medida em que persiste.

A Defesa Civil de Campinas divulgou, ainda pela manhã, um alerta de alta temperatura no município. A estação IAC-Taquaral registrou 34,6 graus centígrados, às 10h. E o calor segue intenso com baixa umidade relativa do ar e os cuidados devem ser mantidos principalmente para as pessoas mais vulneráveis.

“Imediatamente emitimos o alerta de alta temperatura porque há risco de insolação. É importante que as pessoas se protejam do sol, mantenham-se hidratadas e procurem locais arejados. O município entra em Estado de Atenção quando a temperatura fica acima de 34°C e em Estado de Alerta quando ultrapassa 37 °C, ” detalhou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

O Boletim Meteorológico emitido pelo Cepagri/Unicamp aponta que o tempo segue quente e seco. A temperatura máxima está prevista em 38ºC, e a umidade relativa do ar mínima fica em torno ou um pouco abaixo de 20%, nesta segunda-feira.

A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, em parceria com a Sanasa, realiza a Operação Altas Temperaturas, voltada à população em situação de rua.

A ação consiste na intensificação da abordagem, por parte do SOS Rua, da oferta de albergamento e de água a esse público. As equipes itinerantes do SOS Rua também orientam sobre medidas para enfrentar o tempo, como evitar o sol. A Sanasa fornecerá água até o final do fenômeno meteorológico.

Além dos cuidados voltados à população em situação de rua, a Prefeitura, por meio do Departamento de Defesa Civil, orienta que as pessoas mantenham hidratação regular e abundante (exceto bebidas alcoólicas, que causam desidratação), umidifiquem o ambiente, evitem exposição direta à radiação solar entre 10h e 16h.

Conforme as orientações, também deve-se evitar exercícios físicos nas horas mais quentes e prestar atenção quanto a sintomas de mal-estar. Além disso, procurar locais frescos, ventilados, preferencialmente com algum sistema de refrigeração e à sombra.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo