Campinas entra em Estado de Atenção

Alto volume de chuvas

Saiba Mais

PMC 29/11/2023

Campinas entra em Estado de Atenção pelo alto volume de chuvas

 

Nas últimas 72 horas o município registrou um volume pluviométrico acumulado de 103,1 mm29/11/2023 - 10:06

 

 

 

Campinas entrou em Estado de Atenção na manhã desta quarta-feira, 29 de novembro, pelo excesso de chuva registrado nas últimas 72 horas. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) chegou em 103,1 milímetros até as 9h de hoje.

 

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explica que quando o volume de chuva ultrapassa os 80 milímetros acumulados é considerado Estado de Atenção porque aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros.

 

A saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis, por isso, podem também ser realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias preventivas das equipes da Defesa Civil.

 

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica. São os seguintes: nível 1 - Estado de Observação, quando chove até 80 mm, e há um acompanhamento dos índices pluviométricos; nível 2 - Estado de Atenção, quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco; nível 3 - Estado de Alerta, com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias; nível 4 - Estado de Alerta Máximo, deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco.

 

Ocorrências

 

A Defesa Civil de Campinas registrou 27 ocorrências por conta da chuva desta terça-feira, 28. Foi registrado alagamento em 12 imóveis; 13 quedas de árvores e galhos. Também houve registro de alagamento e erosão em via pública e risco de queda de muro. A região leste foi a mais atingida com 13 ocorrências, seguida pela região sudoeste, com sete ocorrências. Os registros ocorreram entre 18h57 de ontem, 28/11, às 4h34 desta quarta-feira, 29/11.

 

Das 13 ocorrências de quedas de árvores de ontem, cinco foram resolvidas com a liberação da via pela Secretaria de Serviços Públicos, que mantém oito equipes trabalhando continuamente. As outras estão em andamento. As equipes cortam as árvores e liberam as ruas, depois retiram a galharia.

 

Previsão do Inmet

 

De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira, dia 29, o dia começa com bastante nebulosidade em todo o Estado de São Paulo. No início da manhã, há registro de chuva fraca em algumas regiões, inclusive de garoa na Capital.

 

No decorrer do dia, os termômetros devem se elevar gradualmente, contribuindo para que a sensação seja de calor e até mesmo de abafado em municípios do interior paulista.

 

No período vespertino, a formação de um centro de baixa pressão sobre o oceano deve favorecer a formação de instabilidade atmosférica suficiente para pancadas de chuva em todas as áreas monitoradas. Essa chuva deve estar acompanhada de rajadas de vento fortes, descargas elétricas e até mesmo de granizo em alguns pontos isolados.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo