Operação chuvas de verão começa sexta

Veja áreas de risco

Saiba Mais

horacampinas.com.br 01/12/2023

Operação Chuvas de Verão começa nesta sexta em Campinas; veja áreas de risco

 

Prefeitura de Campinas apresentou iniciativas que devem compor as ações

Por Redação

 

 

Tempo de leitura: 4 mins

A A

 

Autoridades municipais participaram do lançamento: pacote de medidas - Foto: Carlos Bassan/Divulgação PMC

A Operação Chuvas de Verão 2023/2024 tem início nesta sexta-feira (1º) em Campinas e prossegue até 31 de março do próximo ano. Entre as ações previstas estão a intensificação de vistorias quando houver acumulado de chuvas, reforço na equipe de plantonistas e lançamento de kit de emergência para desabrigados.

Durante o período da operação, diversas áreas da Prefeitura são mobilizadas no socorro a situações de emergência e desastres causados pelas chuvas fortes e temporais do verão.

A medida inclui acompanhamento de índices pluviométricos e previsão meteorológica, com envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis, vistorias em área de risco e medidas antecipadas para buscar prevenir situações graves.

O Decreto da Operação foi publicado no último dia 24 no Diário Oficial e institui o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC). A operação é coordenada pelo Departamento de Defesa Civil de Campinas, da Secretaria de Governo, com a participação de setores da administração direta, indireta, de órgãos estaduais e sociedade civil.

O lançamento da Operação Chuvas de Verão 2023/2024 foi realizado nesta quinta-feira (30), na Sala Azul do Paço Municipal, com a participação do vice-prefeito de Campinas e secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida.

A pesquisadora Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, falou no encontro sobre a previsão do clima para os próximos meses.

A expectativa é de um verão mais quente, com temperatura um grau acima da média entre dezembro, janeiro e fevereiro. “Os modelos não apontam um volume de chuvas, em termos médios, acima do esperado”, afirmou. Porém, de acordo com ela, um verão mais quente implica chuvas muito intensas. “Podemos ter chuvas mais intensas no Rio Grande do Sul, que ficam retidas por alguns dias e quando se deslocam para o sudeste vêm com muita força”, afirmou.

 

A pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri da Unicamp: previsões para os próximos meses – Foto: Carlos Bassan/Divulgação PMC

O vice-prefeito, Wanderley de Almeida destacou durante a reunião que por mais duras que sejam as previsões, é importante saber com antecedência para tomar as medidas necessárias. “Vamos tentar evitar ao máximo os impactos na vida da população de Campinas. São várias as equipes que estarão à disposição, em alerta, para o enfrentamento”, afirmou. Ele também lembrou os desafios do trabalho realizado pelos órgãos integrantes da Operação, como nos casos em que é preciso remover famílias que estão em áreas de risco iminente.

Os eventos climáticos extremos representam um desafio, de acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

A Prefeitura tem intensificado a preparação e o planejamento da Operação Verão começou de maneira antecipada, com foco na prevenção, inclusive com determinação de ampliação das equipes de plantão e das vistorias quando a cidade entra em estado de atenção (a partir de 80,1mm de chuva em 72 horas).

A população também deve estar alerta. “Campinas tem atualmente 18 setores de risco, cerca de 30 áreas, mas não é somente quem mora nessas regiões que precisa ter atenção aos riscos das chuvas fortes”, ressaltou Furtado. O telefone 199 pode ser acionado em caso de quedas de árvores sobre as vias públicas ou imóveis e também para vistorias em imóveis que possam ter sido afetados pelas chuvas. Para emergências, o telefone é o 193 do Corpo de Bombeiros.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil trabalha com quatro níveis:

– Estado de Observação: até 80mm de chuva, acompanhamento dos índices pluviométricos.

– Estado de Atenção: a partir de 80,1mm, vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas.

– Estado de Alerta: após vistoria de órgão técnico designado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias.

– Estado de Alerta máximo: remoção de toda a população que habita áreas de risco, indicadas por vistoria de órgão designado pela Cepdec.

O Plano aponta os 18 setores e as áreas de risco em Campinas:

01 – Vale das Garças e Vila Holândia

02 – Jardim Santa Mônica, Jardim São Marcos e Jardim Campineiro

03 – Jardim Ipaussurama

04 – Jardim Rossin, Núcleo Princesa D’Oeste e Jardim Florence II

05 – Jardim Florence I

06 – Jardim Campina Grande e Satélite Íris

07 – Sousas – Rua Quinze de Novembro “Beco Do Mokarzel”

08 – Jardim Novo Flamboyant – “Buraco Do Sapo”

09 – Jardim Novo Flamboyant

10 – Jardim Itatiaia, Jardim São Fernando e Jardim Baronesa

11 – Jardim Andorinhas

12 – Jardim Tamoio – Rua Salomão Abud

13 – Parque Oziel

14 – Jardim Monte Cristo, Jardim do Lago I e Jardim Das Bandeiras II

15 – Jardim Irmãos Sigrist

16 – Jardim Santo Antônio – Rua Martinica

17 – Parque Universitário – Avenida Aglaia

18 – Jardim Campos Elíseos

 

Kit de emergência

Com foco justamente no atendimento a famílias desabrigadas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, lançou na reunião um kit de emergência.

O kit inclui travesseiro, fronha, lençol, toalha e itens de higiene (shampoo, condicionador, sabonete, absorvente, lâmina de barbear, desodorante, pente, escova e pasta de dentes). Será adicionado ao que já é oferecido como abrigamento, colchão, cobertor e Cartão Nutrir (R$ 116,48).

Na Operação Verão, a Assistência é um dos setores que trabalham com a Defesa Civil.

“Temos 30 servidores de plantão que são acionados pela Defesa Civil em situações de emergência. Também fazemos posteriormente o acompanhamento dessas famílias para que elas possam superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram”, afirmou a secretária municipal da pasta, Vandecleya Moro.

Participação da comunidade

Uma das metas da Operação deste ano é promover o envolvimento da sociedade civil em ações de autoproteção.

Para isso, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e do Departamento de Informatização (Deinfo) da Secretaria de Chefia de Gabinete, modernizou o site Campinas Resiliente.

hotsite reúne todos os alertas, informações sobre o clima e ferramentas de monitoramento ao alcance da população.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo