Campinas inicia vacinação contra a gripe

Próxima segunda (25)

Saiba Mais

PMC 21/03/2024

Campinas inicia vacinação contra a gripe na próxima segunda (25)

 

Esta primeira etapa da campanha nacional é direcionada aos grupos prioritários

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

As doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) de Campinas. Foto: Carlos Bassan/PMC

As doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) de Campinas. Foto: Carlos Bassan/PMC

Campinas inicia na próxima segunda-feira (25) a vacinação contra a gripe em 2024. Nesta primeira fase da campanha, apenas grupos prioritários receberão o imunizante. Segundo a Secretaria de Saúde, as doses estarão disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) do município. Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe. Basta apresentar um documento de identidade com foto e, se possível, levar a caderneta de vacinação.

São considerados prioritários as pessoas com 60 anos ou mais; gestantes e puérperas; trabalhadores das áreas de saúde, transporte rodoviário coletivo, portuários e educação; crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; caminhoneiros; povos indígenas; população em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; população do sistema de privação de liberdade.

A primeira remessa prevista para Campinas tem 53 mil doses e deve chegar aos centros de saúde até esta sexta (22). A previsão inicial é de que a campanha seja realizada até 31 de maio.

As salas de vacinação atendem conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, podem ser encontrados neste endereço.

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ressaltou que a vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Ela fez um apelo para que a população se imunize para evitar complicações pela infecção que podem resultar em internações ou morte.

A meta da Saúde é atingir 90% para cada grupo. No caso das crianças que recebem o imunizante pela primeira vez, é preciso tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

“A vacina é segura e ajuda a preservar vidas. Sabemos que a maioria das pessoas que acabam internadas são as que deixaram de se imunizar. A vacina também pode ser tomada de forma simultânea com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, caso seja preciso atualizar a caderneta”, explicou.

 

Veja os índices de vacinação em 2023

Idosos – 84%

Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos – 47%

Gestantes – 53%

Puérperas – 78%

Trabalhadores da saúde – 49%

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo