Campinas recebe feira de intercâmbio

Evento acontece na tarde de terça-feira

Saiba Mais

horacampinas.com.br 26/03/2024

Salão do Estudante: Campinas recebe feira de intercâmbio

 

O evento acontece na tarde desta terça-feira (26), das 14h às 17h30, no Vitória Hotel Concept.

 

Tempo de leitura: 3 mins

A A

Salão do Estudante: considerado uma das maiores feiras de intercâmbio da América Latina. Foto: Divulgação

Salão do Estudante: considerado uma das maiores feiras de intercâmbio da América Latina. Foto: Divulgação

Para quem busca expandir seus horizontes educacionais e alavancar a carreira com estudos no exterior, uma opção chega a Campinas: o Salão do Estudante, considerada uma das maiores feiras de intercâmbio da América Latina. O evento acontece na tarde desta terça-feira (26), das 14h às 17h30, no Vitória Hotel Concept.

A edição deste ano, que também passa por capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Curitiba, tem novidades e oportunidades, com a presença de países como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Portugal.

Para participar, basta fazer o cadastro gratuito através deste link: https://salaodoestudante.com.br/register/

O evento do ano passado atraiu muitos visitantes, com São Paulo liderando a participação com 8.741 pessoas, seguido por Salvador e Rio de Janeiro (Copa e Barra). Brasília e Curitiba também registraram uma participação significativa, refletindo o crescente interesse do público brasileiro por estudos no exterior.

SERVIÇO:

Data: 26/03 (terça-feira)

Horário: 14h às 17h30

Onde: Vitória Hotel Concept Campinas

Endereço: Av. José de Sousa Campos, 425 – Nova Campinas

Pesquisa sobre estudo no exterior

Uma pesquisa realizada pela BMI – The Times Higher Education, organizadora do Salão do Estudante, revela um grande interesse das brasileiras por graduação e pós-graduação no exterior. A análise, abrangendo respostas de cerca de 160 mil participantes, entre março de 2019 e outubro de 2023, mostrou que sete em cada dez mulheres (68%) têm o desejo de estudar fora.

Essa tendência reflete não apenas a busca por independência, mas também a visão de que a formação acadêmica internacional é uma estratégia crucial para o sucesso profissional. Este movimento sublinha a importância da educação no desenvolvimento de carreiras promissoras, evidenciando um cenário onde a qualificação superior se torna um diferencial competitivo essencial.

A pesquisa mostra também que nos últimos quatro anos o Salão do Estudante registrou um aumento significativo de estudantes do ensino médio e universitários, evidenciando um planejamento antecipado para a educação no exterior. A metade dos participantes do levantamento (49,9%) não tem graduação e outra parte expressiva (42,8%) continua na escola.

Esse interesse precoce em graduações internacionais reflete a visão de que tal investimento é fundamental para se destacar no mercado de trabalho global. Muitos também buscam programas de pós-graduação no exterior, visando não apenas a qualificação acadêmica, mas também oportunidades de trabalho ampliadas por políticas favoráveis em diversos países.

Os Estados Unidos continuam sendo o destino mais popular entre estudantes brasileiros para estudos no exterior, seguidos de perto pelo Canadá. Desde 2019, Portugal ascendeu à terceira posição, ultrapassando tanto o Reino Unido quanto a Espanha, esta última sendo a preferida para aqueles que buscam uma experiência em um ambiente não anglo-saxônico. Austrália, França e Itália seguem na lista, ocupando sexta, sétima e oitava posições, respectivamente, enquanto a Irlanda mantém sua popularidade devido às suas políticas favoráveis para programas de trabalho e estudo.

Aprender um novo idioma lidera as preferências, especialmente o inglês e o espanhol que juntos correspondem a quase um terço das respostas. No entanto, áreas como Administração/Negócios, Ciências da Comunicação, Marketing/Relações Públicas também vêm ganhando destaque ao longo dos anos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo