Ações educativas sobre uso da faixa em X

Abordagens se concentram no Centro

Saiba Mais

PMC 30/08/2022

Ações educativas orientam sobre uso da faixa em X e das áreas para motos

Nesta semana, as abordagens se concentram na região Central e no Satélite Íris. Trabalho de prevenção se estende às escolas.

30/08/2022 

 

Crédito: Emdec/Setransp

 

Faixas em X permitem a travessia em uma única etapa

 As iniciativas de educação para mobilidade realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) seguem promovendo a defesa da vida no trânsito. Agentes da mobilidade urbana e educadores orientam pedestres sobre a correta utilização das faixas em ‘X’, implantadas recentemente na região central.  

Nesta quarta-feira, 31 de agosto, a ação será realizada no cruzamento da Rua General Osório com a Rua Barão de Jaguara. Já no dia 1º de setembro, no cruzamento entre a Avenida Benjamin Constant e a Rua Barão de Jaguara, região considerada o “marco zero” do município.  

As faixas para travessia na diagonal privilegiam a mobilidade ativa e o pedestre, que economiza tempo no deslocamento. Os pedestres são orientados sobre o conceito da faixa em ‘X’, que permite o deslocamento em uma única etapa, e sobre a importância de respeitar o tempo semafórico. Também recebem dicas para fazer contato visual com os condutores e nunca usar o celular ou fones de ouvido no momento da travessia.  

A primeira faixa de pedestres em ‘X’ foi implantada no município em junho, no cruzamento das ruas General Osório e Barão de Jaguara. Campinas conta com três faixas de pedestres do tipo, sendo a última implantada no final de julho, no cruzamento entre a Avenida Benjamin Constant e a Rua José Paulino. Desde então, a Emdec realizou mais de 20 ações educativas para orientar os pedestres sobre o uso do dispositivo.  

 

Respeito às áreas de acomodação para motos  

 

Como parte da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), a Emdec mantém abordagens educativas voltadas para orientação sobre o uso correto das áreas reservadas para motociclistas, sinalizadas em cruzamentos semaforizados. No último dia 30, a ação foi realizada no cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop e Prof. Mário Scolari, no bairro Satélite Íris.  

Os motociclistas recebem dicas sobre como utilizar o espaço com segurança, respeitando a linha de retenção, os semáforos e as faixas de pedestres. Já os motoristas são orientados a não avançarem na área reservada para motos. Folhetos informativos da Campanha 3Rs, que busca reduzir acidentes e mortes envolvendo motociclistas, foram entregues na ação.  

A sinalização horizontal delimita uma área exclusiva de espera para motos nos semáforos, entre o espaço utilizado pelos demais veículos e a faixa de pedestres. O objetivo é proporcionar mais segurança para os motociclistas, minimizando a disputa por espaço com os automóveis. Atualmente, 19 cruzamentos de Campinas contam com áreas de espera, distribuídas na região central e no eixo das avenidas John Boyd Dunlop (JBD), Amoreiras e Ruy Rodriguez.  

Outras ações educativas  

Outras atividades educativas que buscam a construção de um trânsito mais seguro são realizadas pela Emdec nas instituições de ensino. No último dia 29, alunos da EMEF “Humberto de Alencar Castelo Branco”, no Jardim Nova Europa, puderam interagir com o minicircuito de trânsito e aprender as regras de circulação em calçadas, ciclovias e ruas, nos papeis de pedestres, ciclistas e motoristas. O percurso é realizado de forma lúdica e os educadores também explicam sobre pontos de ônibus, sinalização e vagas exclusivas. 

A orientação sobre o respeito entre os atores do trânsito também será levada ao Colégio RDS Swiss, no Swiss Park, nesta quinta-feira, 1º de setembro, por meio do projeto “A gente aprende, agente ensina”. Nas minipalestras, os agentes da mobilidade urbana abordam conteúdos relacionados a comportamentos seguros de pedestres, ciclistas e passageiros, tais como o uso das faixas de pedestres, o respeito à sinalização e o uso do cinto de segurança. 

Já o Colégio Jardins, na Vila Mimosa, recebe um teatro de fantoches, no dia 2 de setembro. A peça conta com um agente da mobilidade urbana entre os personagens, transmitindo orientações de segurança no trânsito para os alunos, de forma lúdica e descontraída. 

Para saber mais sobre os programas permanentes de educação de trânsito realizados pela Emdec, acesse o site www.emdec.com.br. Na seção “Educação”, é possível encontrar materiais educativos e dicas de segurança. A Emdec também disponibiliza um Guia de Atividades para Escolas (bit.ly/Guia_Atividades_Educação), que apresenta diversas ações para promover uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.  

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo