O papel do empreendedor social

Empreendedorismo não foca só em Lucros

Saiba Mais

Sebrae 16/01/2023

O papel do empreendedor social

 

Saiba mais sobre o empreendedorismo que foca não só em vendas e lucros, mas também na criação de negócios transformadores e com propósito.

3 min de leitura ·

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Já pensou em transformar suas causas em negócios? O empreendedorismo social é a prova de que isso é possível.

Os empreendedores sociais abrem um negócio cujo maior impacto são as melhorias na sociedade e, pretendendo algo além dos lucros, buscam promover ações capazes de mudar realidades. Seja na comunidade, no bairro ou na cidade, o papel do empreendedor social é estabelecer estratégias que gerem um retorno social e promovam um ambiente mais positivo.

 

 

Ser um empreendedor social é estar à frente de uma iniciativa que agregue valor; é promover soluções para problemas amplamente difundidos; e ajudar a resolver situações que tenham a ver com moradia, saúde, educação, emprego, meio ambiente e direitos humanos.

 

Os geradores de mudanças

Empreendedores sociais têm feito a diferença na vida de várias pessoas espalhadas pelo mundo. Eles normalmente percebem a necessidade na comunidade onde vivem e, com isso, trabalham e buscam transformá-la de maneira profunda. A intenção é promover melhores condições de vida, profissionalização, informação e cultura, contribuindo para o bem-estar social e geração de valor para a sociedade.

Uma das principais referências do empreendedorismo social é Muhammad Yunus, economista e banqueiro que criou o Banco Grameen, com sede em Bangladesh, cujo principal objetivo é fornecer microcrédito para famílias pobres. Suas ações o levaram a receber o Prêmio Nobel da Paz em 2006.

 

O que é ser um empreendedor social

Como você viu, o empreendedorismo social já é uma realidade e você pode fazer parte dessa transformação. Pensar além do lucro e investir em algo que impacta vidas positivamente é uma forma de deixar a sua marca no mundo. Conheça alguns dos benefícios de abrir uma empresa social:

  • Poder efetivo de mudança.
  • Geração de renda.
  • Qualidade de vida.
  • Soluções criativas.

Algumas áreas para desenvolvimento de negócios sociais:

  • Erradicação da pobreza.
  • Combate à fome e agricultura sustentável.
  • Saúde e bem-estar.
  • Educação de qualidade.
  • Igualdade de gênero.
  • Água potável e saneamento.
  • Energia acessível e limpa.
  • Trabalho decente.
  • Redução de desigualdades.
  • Consumo e produção responsáveis.

Se você deseja aceitar esse desafio, existem algumas características que um empreendedor social precisa ter. A primeira é ser inconformado. Não aceitar desigualdades sociais e injustiças deve ser uma motivação que dirige a sua vida pessoal e profissional.

Identificar oportunidades, gerenciar pessoas e aplicar soluções para a resolução de problemas também serão habilidades essenciais no seu dia a dia. Além disso, lembre-se de desenvolver sua criatividade e pensamento estratégico, pois vão ajudar muito na definição e execução do seu plano de negócio.

Como funciona uma empresa social

Como o objetivo final do negócio não é o lucro, muitos questionam como a empresa social se mantém viva. Primeiro, é preciso destacar que os parâmetros de sucesso observados são diferentes. Por exemplo, um dos principais indicativos de que o negócio está funcionando é o quanto ele está impactando positivamente a sociedade e solucionando um problema social de forma efetiva.

Dito isso, é importante frisar que, diferentemente de uma ONG, a empresa social precisa ser financeiramente autossustentável, combinando a eficiência e a inovação de negócios tradicionais com a consciência social.

Atualmente, existem alguns modelos usados pelas empresas sociais como forma de obter subsídio financeiro. O apoio de investidores que priorizam uma combinação equilibrada de retorno financeiro e social é uma opção muito usada, porém existem alternativas efetivas para quem deseja iniciar um negócio social. Veja alguns exemplos práticos:

Tom’s Shoes

A empresa utiliza o modelo de compensação cruzada: quando um sapato da empresa é vendido, outro par é doado a crianças que vivem em países em desenvolvimento.

Prosas

É uma plataforma que conecta patrocinadores aos empreendedores que executam projetos sociais.

Solidarium

É o marketplace que conecta pequenos produtores artesanais a grandes redes varejistas para a comercialização on-line e venda direta ao consumidor. Gera renda para cerca de 1.450 cooperativas, que empregam mais de 6.500 artesãos em todo o Brasil.

Agora que você já conhece mais sobre esse modelo de negócio, conheça como ele funciona para gerar transformação ao seu redor, impactando positivamente a vida das pessoas que mais precisam.

TAGSSUSTENTABILIDADE IMPACTO SOCIAL COMÉRCIO JUSTO

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