Alerta para chegada de onda de calor

Em Campinas, temperatura chega a 35º

Saiba Mais

horacampinas.com.br 13/12/2023

Inmet emite alerta para chegada da nona onda de calor do ano

 

Em Campinas, temperatura deve ficar por volta de 35ºC

 

 

Por Redação

 

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

A temperatura em Campinas deve subir nos próximos dias. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

A temperatura em Campinas deve subir nos próximos dias. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso laranja de perigo devido à chegada da nona onda de calor de 2023. O alerta vale até o próximo domingo (17). Em Campinas, as temperaturas começam a aumentar já nesta quarta-feira (13) e devem chegar aos 35°C a partir de quinta-feira (14). A previsão é que o calor diminua a partir de segunda-feira (18).

A cor laranja é do aviso intermediário de uma escala de riscos que varia de amarelo ao vermelho. Esta sinalização indica situação meteorológica perigosa, quando as pessoas devem se manter vigilantes e informadas regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.

Para ser considerada onda de calor, a temperatura máxima do dia deve registrar 5° Celsius acima da média daquela localidade, por um período de três a cinco dias.

De acordo com o Inmet, as altas temperaturas serão verificadas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e parte do Norte e Nordeste.  Os estados que serão atingidos pelo intenso calor e que estão nesta zona de perigo são os da região Centro-Oeste (GO, MT, MS e DF), os três da região Sul (SC, RS, PR), da região Sudeste (MG, SP, RJ, centro e noroeste do Espírito Santo).

Na região Nordeste, os alertas de calorão vão para os moradores da faixa oeste da Bahia, além do sul do Piauí e do Maranhão. Já no Norte, a onda de calor atingirá o centro-sul do Tocantins e áreas de Rondônia. As temperaturas poderão alcançar os 39° C, em algumas cidades brasileiras. A previsão do Inmet aponta que, já nesta terça-feira, a umidade relativa do ar deverá ficar em torno de 40% no Centro-Oeste e 30% no Sul do Brasil

 

Causas

A meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, aponta um conjunto de fatores responsáveis pelo fenômeno climático caracterizado pelo aumento anormal das temperaturas por um certo período.

“Nos próximos dias, a chance de chuva já começa a diminuir novamente, principalmente, a partir da quinta-feira, devido a uma massa de ar mais quente e seco, que vai quebrar esse canal de umidade, justamente nesta época do ano, quando nos aproximamos do verão, que é uma época mais quente do ano. Conforme a gente tem o céu aberto, mais ensolarado, com a ausência de nuvens e de chuva, as temperaturas disparam mesmo”.

A meteorologista aponta que o fenômeno natural El Niño é um motivo a mais para aumentar os termômetros, mas não é o único. “O El Niño é um agravante. A gente teve a configuração do fenômeno ao longo dessa primavera e, durante o verão, deve persistir. Quando se configura um El Niño, o fenômeno bagunça o regime de chuva na área central do Brasil e tem um impacto muito claro nessa elevação das temperaturas também. Então, ele é um combustível a mais, sem dúvida alguma.”

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo