O Cambuí Sofre com Motos Barulhentas

Poluição Sonora em Campinas

Saiba Mais

Tudo em Campinas 05/03/2024

Poluição Sonora em Campinas

 

Moradores do Cambuí Sofrem com Motos Barulhentas e Fiscalizações Ineficientes

 

 

No coração de Campinas, o bairro do Cambuí, conhecido por sua atmosfera vibrante e vida noturna agitada, está enfrentando um problema crescente que está tirando a paz de seus moradores: a poluição sonora causada por motocicletas barulhentas. Para muitos residentes locais, as noites tranquilas se tornaram um sonho distante, substituídas pelo rugido incessante de motores e o som estridente de escapamentos modificados.

O problema não é novo, mas a sensação de impotência entre os moradores está crescendo à medida que as fiscalizações parecem não ser suficientes para conter o problema. Os relatos de motocicletas circulando pelas ruas do Cambuí com escapamentos alterados, emitindo ruídos ensurdecedores, são cada vez mais comuns. Esses sons invasivos perturbam o sono, atrapalham o trabalho e prejudicam a qualidade de vida daqueles que escolheram viver nesse bairro tão querido.

"É impossível descansar em paz com esse barulho constante", diz Maria da Silva, moradora há mais de 20 anos do Cambuí. "As autoridades precisam agir com mais rigor para garantir que possamos desfrutar de um ambiente tranquilo em nossa própria casa."

Moto Barulhenta: Emdec apreende 17 motos com irregularidades no escapamento  - ACidade ON Campinas

 

Apesar das reclamações incessantes da comunidade, as ações das autoridades municipais parecem não surtir o efeito desejado. As fiscalizações, quando ocorrem, muitas vezes se limitam a advertências verbais ou multas que não são suficientes para dissuadir os infratores. Além disso, a falta de eficácia na identificação e punição dos responsáveis deixa os moradores ainda mais frustrados.

"A sensação é de abandono por parte das autoridades", diz Paulo Santos, outro morador afetado pela poluição sonora. "É como se estivéssemos à mercê desses motoqueiros irresponsáveis, sem ninguém para nos proteger."

Enquanto isso, a população do Cambuí se mobiliza em busca de soluções. Petições online, reuniões comunitárias e manifestações públicas estão entre as estratégias adotadas para chamar a atenção das autoridades e da opinião pública para essa questão urgente. Os moradores clamam por uma ação mais enérgica por parte das autoridades, que inclua fiscalizações mais frequentes, punições mais severas e medidas para conscientizar os motociclistas sobre os impactos negativos de seu comportamento.

A poluição sonora causada por motos barulhentas não é apenas uma questão de incomodo; é uma violação do direito básico dos moradores à tranquilidade e ao bem-estar. Enquanto as autoridades municipais e a comunidade trabalham juntas para encontrar uma solução, os residentes do Cambuí aguardam ansiosamente por dias mais silenciosos e pacíficos em seu amado bairro.

 

Onde denunciar

 

Para denunciar perturbação do sossego, a população deve ligar nos telefones 153 ou 156.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo