Viatura da Emdec que multa na Zona Azul
Viatura atua desde 2022 na fiscalização das vagas de veículos na Zona Azul em Campinas; confira os locais com estacionamento rotativo. (Foto: Johnny Inselsperger/EPTV Campinas)
- Publicidade -
Você sabia que a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) tem um carro ‘dedo-duro’? A viatura equipada com câmeras atua na fiscalização das vagas de veículos na Zona Azul, auxiliando os agentes na aplicação de multas por infrações cometidas no uso do estacionamento rotativo.
Campinas tem 1,8 mil vagas de Zona Azul, distribuídas entre a região central e o Jardim Guanabara.
O carro ‘dedo-duro’ é uma viatura equipada com câmeras OCR, sigla que significa Optical Character Recognition, ou seja, Reconhecimento Óptico de Caracteres. A Emdec explica que elas realizam a leitura da placa dos veículos estacionados nas vagas rotativas e viabilizam o acompanhamento do uso e do pagamento.
Campinas possui esse tipo de veículo em operação desde 2022. Atualmente, a cidade conta com duas viaturas com câmeras OCR, uma delas incorporada recentemente.
O carro é conduzido por agentes da mobilidade urbana, que operam a fiscalização das câmeras a partir de um tablet, para verificar possíveis irregularidades no uso das vagas da Zona Azul.
“Esse leitor capta as imagens das placas na área de Zona Azul, faz um confronto com o software do Zona Azul e identifica quais veículos que ativaram o cartão digital e quais não ativaram”, explica Claudionir Thomas de Sá, gerente de fiscalização e operação da Emdec.
A viatura passa duas vezes por cada local fiscalizado, para ter uma segunda leitura e observar quais permanecem sem ativação do cartão. A partir disso, o motorista do veículo é multado.
A Zona Azul funciona como um sistema de estacionamento rotativo e pago nas ruas e avenidas do Brasil. De acordo com a Emdec, ela busca “ampliar a rotatividade de uso das vagas, democratizando o uso do espaço público”.
Em Campinas, as vagas ficam distribuídas entre a região central e o Jardim Guanabara (veja os locais abaixo). Quem estaciona o veículo em um dos locais sinalizados com a placa da Zona Azul precisa pagar uma tarifa de R$ 4,00 (fixo). O tempo de permanência varia de 1, 2 ou 5 horas, de acordo com a região, informação que também está presente na placa.
Desde abril de 2022, o sistema de estacionamento rotativo funciona apenas de forma digital em Campinas. A compra dos créditos e ativação de cartão digital é feita diretamente pelo celular, no aplicativo da Emdec, disponível para download nas lojas Google Play e App Store. Também é possível adquirir o cartão digital nos pontos de venda que compõem a rede credenciada.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o valor da multa por não respeitar as normas da Zona Azul é de R$ 195,23, com cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e com a possibilidade de remoção do veículo para a Pátio Municipal.
As denúncias sobre irregularidades podem ser feitas diretamente para a Emdec, pelo telefone 118. A empresa destaca que é importante fornecer o endereço do local.
Na região central, as vagas da Zona Azul estão distribuídas no trecho que compreende as vias:
Em outubro de 2023, a Rua General Osório recebeu vagas de Zona Azul, no trecho entre a Rua Barão de Jaguara e a Avenida Anchieta (entre o Largo do Rosário e a Praça Carlos Gomes).
Já no Guanabara, a Zona Azul atinge todas as vias do quadrilátero entre a Avenida Barão de Itapura e as ruas José Paulino, Prefeito Passos e Barão de Parnaíba (sem contar esta última), a Praça Mauá e a Rua Mário Siqueira, em frente à Unimed.