Bolsistas do Mão Amiga
O programa Parceiros da Cidade – Mão Amiga levou os bolsistas para visitarem o Sítio Vale das Cabras na tarde de quinta-feira, dia 26 de outubro, e conhecer as experiências com hortas orgânicas e sustentáveis. A atividade integra o curso de jardinagem feito pelos bolsistas, que também iniciaram recentemente um curso de hidráulica e de musicoterapia. O programa é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH).
A visita ao Sítio Vale das Cabras foi conduzida pelos responsáveis pelo espaço, o casal Patrícia e Gustavo Campiol. Segundo um dos coordenadores do programa Mão Amiga, Antônio Pedro Rodrigues, a visita teve como objetivo apresentar aos bolsistas como funciona uma comunidade autossustentável. “Eles visitaram a horta orgânica, a estufa de germinação de sementes e conheceram o funcionamento de cada um desses espaços, além de verem a plataforma de geração de energia do sítio, a plantação de feijão guandu e aprenderam sobre a técnica do fabrico de tijolos adobe”, contou.
O coordenador contou que o projeto poderá levar a realização de um mutirão em que os Parceiros da Cidade limparão hortas, recolherão materiais e vão plantar e colher feijão. “Eles auxiliarão em todas as atividades realizadas por lá para aprenderem mais sobre o trabalho e também para despertar neles o interesse pelo voluntariado”, afirmou Rodrigues.
Curso de Hidráulica
Além do curso de jardinagem, os bolsistas iniciaram recentemente um curso de hidráulica para aprender a realizar serviços como encanamentosde esgoto, água quente, água fria, emendas, conexões e cortes. Com carga horária de 160 horas, o curso será concluído em fevereiro de 2019. A ação é uma parceria da SMASDH com a UNASP – Centro Universitário Adventista de São Paulo - (Campus de Engenheiro Coelho) e com apoio do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
Após a formação, o SindusCon buscará a colocação dos bolsistas no mercado de trabalho e os egressos poderão trabalhar em empresas de construção civil, estando aptos para tal.
Os materiais usados no curso foram doados pela empresa Rile Elétrica e Hidráulica Campinas que entregou ao programa, materiais de encanamento de água quente e fria, ferramentas e material elétrico. A Rile também fará demonstrações e aulas práticas com seus profissionais.
A semana de aula dos bolsistas também tem um dia reservado para musicoterapia, ministrada por professores e estagiários da Unasp.
Conheça as empresas mais renomadas!!