Mercado de usado entre pequenos negócios

Abertas 2,3 mil empresas nesse ramo

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dcomercio.com.br 24/08/2022

Mercado de usados ganha tração entre pequenos negócios

No primeiro semestre foram abertas no país mais de 2,3 mil empresas nesse ramo dentro do universo dos micro e pequenos negócios, além do MEI

Redação DC

*com informações da Agência Sebrae

Um levantamento do Sebrae aponta que foram abertos 2.308 pequenos negócios no país voltados à venda de artigos usados, com brechós e bazares, ao longo do primeiro semestre do ano. Houve crescimento em relação a igual período de 2021, quando foram abertos 2.234 comércios do tipo.

Há uma série de razões por trás da expansão desse mercado. Uma delas é a queda na renda média do brasileiro. Como o custo de artigos usados é menor tanto para o comércio que os adquire para revender, quanto para o consumidor final, é natural que esse ramo seja impulsionado em um período de instabilidade na economia.

Outro fator, apontado pelo Sebrae, está relacionado com mudanças culturais que impactam em um consumo mais consciente e sustentável, aliado à redução de desperdício.

PERFIL DOS NEGÓCIOS

Segundo o estudo, cerca de 2.050 microempreendedores individuais (MEI) começaram a trabalhar com o comércio varejista de usados no primeiro semestre de 2022, constituindo a maioria das empresas nesse ramo.  

Já as microempresas somaram quase 200 novos registros no segmento nos seis primeiros meses do ano. O número é menor nas empresas de pequeno porte, que chegaram a 55 no período.

A venda de artigos usados foi a opção de Tabata Souza de Oliveira que, junto com os seus familiares, resolveu investir em uma loja de roupas para bebês e crianças, além de acessórios como carrinho, cadeira para automóvel, enxoval e brinquedos.

Ela abriu, em São Paulo, capital, uma franquia do brechó Arena Baby. De acordo com a empreendedora, a família viu uma oportunidade no mercado, que segue em alta no país.

“As vendas estão indo bem, mas as pessoas ainda estão conhecendo nossa empresa. Todo dia tem novidades e a gente posta nos stories do Instagram”, diz Tabata.

DICAS PARA OS INTERESSADOS NESSE SEGMENTO

Com mais empresas surgindo todos os dias, como se preparar para enfrentar a concorrência e se diferenciar dos demais negócios? O Sebrae lista algumas dicas preciosas para quem está começando no comércio de usados:

- Como qualquer negócio, planejamento, pesquisa e busca por orientação são o primeiro passo para uma empresa bem gerida. Boa parte dessa pesquisa já pode ser feita diretamente na internet, pois esse mercado vem ganhando espaço principalmente no mundo virtual.

- Existem várias plataformas de vendas on-line que se tornaram um grande canal para itens usados em geral e existem até mesmo alguns marketplaces especializados em roupas usadas.

- Os marketplaces podem servir também para obter uma visão bastante ampla dos produtos e dos concorrentes e do que os consumidores estão buscando.

- Não esqueça que os principais criadores de conteúdo e geradores de tendências estão acessíveis a todos pelas redes sociais e muitos também possuem lojas vinculadas aos seus perfis. Acompanhar essas tendências é fundamental para conseguir fazer uma boa seleção de produtos usados, que terão saída e farão girar o estoque.

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IMAGEM: Paulo Pampolin/DC

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