Revitalização e fortalecimento do Centro
Por Redação
Tempo de leitura: 2 mins
A A
O programa “Centro Mais Seguro”, da Guarda Municipal, atendeu 1.145 ocorrências desde o dia 23 de outubro até domingo (19), após quase um mês do lançamento do projeto de intensificação de patrulhamento na região central. Os números são da Prefeitura de Campinas.
Durante o período, a GM prendeu 20 pessoas, apreendeu 860 gramas de entorpecentes e R$1.533,05 em dinheiro, proveniente de atividades ilícitas, aponta a Administração.
Ainda segundo os dados, quatro veículos irregulares foram recolhidos ao pátio da Emdec.
“O objetivo do Programa Centro Mais Seguro é proporcionar sensação de segurança à população, combater atividades criminosas, como o tráfico de drogas, e coibir furtos e roubos”, afirma a Secretaria de Segurança Pública do Município.
Segundo a Administração, a ação mobiliza um efetivo de 66 guardas municipais. O patrulhamento é feito a pé entre 7h e 20h e com viaturas. A maior concentração das operações, de acordo com a GM, ocorre em locais e horários com mais circulação de pessoas, pontos de ônibus e durante a abertura e fechamentos dos estabelecimentos comerciais.
A violência na área central de Campinas aumentou nos últimos anos, principalmente após a pandemia. O espaço é ocupado por um grande número de pessoas em condições de rua, o que gera insegurança na população. Comerciantes dizem serem vítimas de roubos e furtos com frequência e reclamam por mais ações do poder público.
Atualmente, o Centro passa por um programa de requalificação, com reformas em ruas e avenidas e diversos espaços. As obras na rua José Paulino, uma das mais movimentadas do Centro, tiveram início nesta terça-feira (21). Já a Campos Salles passa por intervenções desde janeiro.
Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal vota em definitivo o projeto de lei de autoria do Executivo de incentivo fiscal para “revitalizar e fortalecer o Centro”. O texto prevê desconto de 2% sobre a alíquota de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), por 10 anos, para empresas e prestadores de serviços que estejam ou venham a se fixar na região.
Depois da pandemia, vários imóveis ficaram em situação de abandono no espaço, o que favorece a ação de criminosos.
Conheça as empresas mais renomadas!!