Sepultamento de Pets em votação

Votação Final que autoriza Sepultamento

Saiba Mais

horacampinas.com.br 14/02/2024

PL que autoriza sepultamento de pets em cemitérios tem votação final nesta quarta

 

Proposta já foi aprovada em análise inicial no ano passado pela Câmara

 

Por Redação

 

 

 

Tempo de leitura: 2 mins

A A

Os vereadores retomam nesta quarta (14) os trabalhos na Câmara após a pausa de Carnaval Foto: Divulgação

Os vereadores retomam nesta quarta (14) os trabalhos na Câmara após a pausa de Carnaval Foto: Divulgação

O Projeto de Lei do Executivo que autoriza o sepultamento de animais domésticos em cemitérios municipais tem previsão de ser votado em caráter definitivo na sessão desta quarta-feira (14) da Câmara Municipal de Campinas.

Caso seja aprovada, a proposta segue para sanção do prefeito Dário Saadi.

Os trabalhos do Legislativo serão retomados nesta quarta após a pausa de Carnaval. A sessão começa às 18h.

Em maio do ano passado, quando a proposição foi aprovada em votação inicial, diversos vereadores destacaram a importância da proposta.

“É uma forma mais digna, honrosa e amorosa de se lidar com um companheiro – seja um gato, um cachorro ou até uma ave – que muitas vezes acompanhou por toda a vida aquela pessoa que está sofrendo pela perda dele.  Hoje não há um cemitério público onde se possa enterrar um pet e muitas vezes o corpo do bichinho é descartado junto com o lixo, de maneira indigna”, lamentou o vereador Paulo Haddad (Cidadania), líder de governo na Câmara.

O vereador Permínio Monteiro (PSB), que preside a Comissão Permanente de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais,  acrescentou que, além da questão emocional, o descarte ou mesmo sepultamento em locais inadequados também é um risco ao meio ambiente.

“Assim como o corpo de um ser humano, o do animalzinho quando enterrado em um lugar não planejado pode contaminar lençóis freáticos, por exemplo. Com este projeto, as famílias que têm jazigos, túmulos e similares, ou mesmo propriedades nos cemitérios da Saudade, Amarais e Sousas poderão, se desejarem, sepultarem seus pets nestes locais”, frisou.

 

Requisitos

A proposta prevê uma série de requisitos que deverão ser seguidos para que o sepultamento possa ocorrer. Entre eles está o limite de tamanho/peso dos pets – será autorizado o sepultamento de animais com até 120 quilos – e também a causa da morte. Deverá haver certidão de óbito, emitida por um médico veterinário, que ateste qual foi a razão do passamento, garantindo que não se tratou de nenhuma doença transmissível a seres humanos.

Em 2022 a Serviços Técnicos Gerais (Setec) realizou consulta pública sobre o tema e, segundo a autarquia, mais de 87% das pessoas que responderam à enquete disseram ser a favor da ação e 85,40% declararam ser favoráveis ao sepultamento de animais domésticos no jazigo da família.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo