Termômetros devem cair até nove graus
Tempo de leitura: 2 mins
A A
O calorão em Campinas ainda vai se estender até a próxima quinta-feira. Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
O Verão deu lugar ao Outono nesta quarta-feira (20) e o calorão está com os dias contados. Segundo o Cepagri da Unicamp, há indicativos de chuvas fortes a partir da noite desta quinta-feira (21), que poderão se prolongar com intensidades fracas a moderadas pela madrugada de sexta-feira (22), quando então a longa onda de calor deixará o Sudeste e trará alívio aos campineiros.
A Defesa Civil também emitiu alerta de chuva forte e incluiu a região de Campinas na lista de pontos onde podem haver tempestades a partir da noite desta quinta.
A oscilação dos termômetros será significativa. Na região de Campinas, a variação deve ser nove graus celsius: de 34 de máxima nesta quinta-feira para 25°C na sexta, com previsão de tempo chuvoso durante todo o dia.
No sábado (23), a máxima deve ser ainda menor, de 22°C, com as mínimas caindo para 18°C. Na próxima semana, a previsão é de temperaturas amenas.
O Cepagri apontou que este Verão foi o mais quente desde 2014 em Campinas e também o segundo menos chuvoso em 35 anos, desde que iniciaram as medições. Nos tr~es meses da estação choveu cerca de 400 milímetros, quando a média é de 683,6.
A massa de ar quente e úmido segue no Sul do país até esta quarta-feira, segundo a MetSul, quando uma frente fria entrará na região, gerando uma grande mudança do tempo. A frente vai atingir o Sul gaúcho já no final da quarta e cruzará pelo estado entre a madrugada e manhã da quinta. Modelos projetam um sistema bastante intenso com volumes muito elevados de chuva em curto período.
No último domingo (17), a sensação térmica no Rio de Janeiro atingiu o recorde de 62,3°C em Guaratiba, segundo o Centro de Operações Rio (COR). Foi o maior patamar desde 2014, quando começaram as medições. Em São Paulo, a máxima de 34,7°C foi a maior para março desde 1943.
Conheça as empresas mais renomadas!!