Fique longe da rede elétrica ao reformar
Tempo de leitura: 2 mins
A A
Transformar tijolos em sonhos, renovar um espaço com suas ideias… Construir ou reformar um imóvel é uma aventura empolgante e, muitas vezes, um momento bastante esperado. Nessas horas, o mais importante é garantir que a segurança seja prioridade, principalmente com a rede elétrica.
Em um levantamento feito pela CPFL Energia, nas áreas de concessão de suas quatro distribuidoras, constatou-se que em 2023 ocorreram 55 acidentes na rede, relacionados a pinturas, reformas ou construções. Um aumento de 17%, se comparados aos 47 acidentes identificados em 2022. Das 102 ocorrências nos últimos dois anos, 24 foram fatais.
“A falta de atenção no manuseio dos equipamentos próximos à fiação pode provocar acidentes como quedas, queimaduras e choques elétricos. Em casos mais graves, a descarga pode ser fatal”, alerta Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança Trabalho do Grupo CPFL Energia.?
“Por isso a CPFL atua de forma incansável por meio do programa Guardião da Vida – que engloba diversas ações educativas e de conscientização, tanto para colaboradores da empresa quanto para a comunidade em geral. Sempre com o objetivo de informar sobre os riscos associados ao uso da energia elétrica e as medidas de segurança que devem ser adotadas para evitar acidentes”, explica.
Dentro deste contexto de conscientização, a CPFL Paulista destaca algumas orientações de segurança para quem vai construir ou reformar:?
Qualidade do fornecimento?
Acidentes e imprevistos envolvendo a rede de energia também podem afetar o dia a dia da população, ocasionando interrupção de energia e impactando no tempo de restabelecimento do serviço. Em 2023, a CPFL Energia registrou 4 mil interrupções no fornecimento de energia ocasionadas por algum tipo de incidente, causado pela população.
Conheça as empresas mais renomadas!!