13° Multirão de combate à dengue

Campinas fará multirão neste sábado (27)

Saiba Mais

https://horacampinas.com.br/ 25/04/2024

Campinas chega ao 13º mutirão de combate à dengue no ano neste sábado

Cidade já registrou 14 mortes pela doença em 2024

O prefeito Dário Saadi conversa com moradora durante mutirão - Foto: Fernanda Sunega/PMC

O prefeito Dário Saadi conversa com moradora durante mutirão - Foto: Fernanda Sunega/PMC

O 13º mutirão municipal de 2024 para prevenção e combate à dengue acontece neste sábado (27) de manhã. A ação tem início às 8h e a Secretaria de Saúde definiu seis bairros que devem ter imóveis visitados:

  • Jardim Aurélia
  • Jardim Pacaembu
  • Jardim do Vovô
  • Jardim Interlagos
  • Vila Proost de Souza
  • Jardim Magnólia

O ponto de encontro das equipes é o Centro de Educação Infantil (CEI) Benjamin Constant, que fica na rua Reverendo Miguel Rizzo Júnior, 190, no Jardim do Vovô.

 

Estratégias de ação

O mutirão reunirá voluntários e agentes da Saúde. Também estarão presentes na ação trabalhadores da empresa terceirizada Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Eles usam camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. Em caso de dúvidas sobre a identificação, a população pode pedir informações pelo telefone 199, da Defesa Civil.

A Secretaria de Saúde lembra que a melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar acúmulo de água, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. “É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados”, destaca a pasta.

O mutirão tem o apoio de profissionais das secretarias de Serviços Públicos, Habitação, Educação, Assistência Social e Trabalho e Renda, além da Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec. O balanço das ações deve ser divulgado nesta segunda (29).

 

14 mortes

Nesta semana, subiu para 14 o número de mortes por dengue em Campinas em 2024. Na terça-feira (23), a Secretaria de Saúde confirmou três óbitos. As vítimas morreram entre 21 de março e 4 abril. Na maior epidemia de dengue já registrada no município, em 2015, 15 pessoas morreram pela doença.

Entre 1º de janeiro e 23 de abril foram confirmados 61.791 casos de dengue em Campinas, já próximo do recorde de 65.754 ocorrências de 2015.

Os óbitos foram de duas mulheres e um homem. A vítima mais velha foi o homem de 99 anos, com comorbidades, morador da área de abrangência do CS Sousas e atendido na rede privada. Os sintomas tiveram início em 8 de março e óbito ocorreu no dia 28 do mesmo mês. O sorotipo não foi identificado no exame.

A outra vítima foi uma mulher, de 73 anos, também com comorbidades, moradora da área de abrangência do CS 31 de Março. Os sintomas começaram em 10 de março e a morte ocorreu em 4 de abril. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.

A terceira morte foi de uma mulher de 50 anos e que não apresentava comorbidades. Ela morava na região do DIC 3. Os sintomas começaram em 18 de março e o óbito foi em 21 de março, com infecção pelo sorotipo 2.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo