Serviço ressalta necessidade de doares
Tempo de leitura: 2 mins
A A
O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) da Unicamp está em alerta pelo baixo estoque. O serviço de coleta ressalta haver mais urgência na doação dos tipos sanguíneos A e O positivo, que possuem um maior fluxo de saída e que atualmente estão em estado crítico.
O Hemocentro responde atualmente pelo atendimento de 95% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Pelo menos três pessoas são beneficiadas com cada bolsa de sangue.
Todos os demais tipos sanguíneos estão em estado de alerta, com apenas metade do nível que seria considerado estável. A chegada das temperaturas mais baixas e das férias escolares também preocupam os profissionais da área. Historicamente, nesse período, registra-se uma queda de aproximadamente 30% no volume de doações.
Como doar
Para realizar a doação de sangue, é necessário ir a um dos pontos de coleta levando consigo um documento oficial com foto. Segue-se a realização de um cadastro e uma pré-triagem, na qual são medidos a temperatura, o peso e a pressão arterial do potencial doador.
Após isso, o candidato realiza uma entrevista com um profissional encarregado de analisar os dados da triagem e outras informações. Caso ele seja aprovado, inicia-se o processo de doação, com cerca de dez minutos de duração. Ao final, o doador ganha um lanche. Gasta-se cerca de uma hora para realizar todo o processo.
Os critérios básicos para a doação de sangue são os seguintes:
Ter entre 16 e 69 anos (no caso dos menores de 18 anos, é necessário o consentimento de um responsável legal; documento disponível no site)
Estar em bom estado geral de saúde
Pesar no mínimo 50 quilos
Estar alimentado (é importante, porém, ter evitado alimentos gordurosos)
Apresentar um documento original com foto, emitido por um órgão oficial
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas
Não ter fumado duas horas antes da doação e não fumar nas duas horas seguintes à doação
Pontos de doação
Hemocentro Unicamp – Rua Carlos Chagas 480, Cidade Universitária, Barão Geraldo
Segunda a sábado, das 7h30 às 15h
Hospital Municipal Mário Gatti – Av. Prefeito Faria Lima, 200, Parque Itália, Campinas
Segunda a sábado, das 7h30 às 15h00
Hospital Estadual de Sumaré – Av. da Amizade, 2400, Jardim Bela Vista, Sumaré
Segunda a sábado (exceto feriados), das 7h30 às 12h
Conheça as empresas mais renomadas!!