Câmara aprova campanha de orientação

Pessoas idosas contra golpes na internet

Saiba Mais

https://horacampinas.com.br/ 20/06/2024

Câmara aprova campanha de orientação às pessoas idosas contra golpes na internet

Proposta prevê ações educativas para combater um tipo de crime que aumenta e tem como principal alvo a população idosa

Idosos são os principais alvos de golpistas pela internet - Foto: Agência Brasil

Idosos são os principais alvos de golpistas pela internet - Foto: Agência Brasil

A Câmara de Campinas aprovou em definitivo na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei  que institui a “Campanha Municipal de Orientação às Pessoas Idosas contra Fraudes e Golpes do Comércio Eletrônico e na Internet.” O projeto, de autoria do vereador Zé Carlos (PSB), agora segue para sanção do prefeito para se tornar lei municipal.

De acordo com a proposta, a campanha ocorrerá anualmente, de preferência na semana iniciada em 1º de outubro, que é o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Nesse período, deverão ser produzidas ações educativas e preventivas que auxiliem os idosos a não se tornarem vítimas dos golpes on-line.

“As tecnologias evoluíram e continuam evoluindo rapidamente. Mas, infelizmente, a capacidade de entendimento das pessoas em relação a estas tecnologias, em especial a dos idosos, não acompanha esta velocidade. Isso faz com que eles se tornem o alvo principal de pessoas de má fé que aplicam os mais variados tipos de golpes e fraudes digitais. É preciso protegê-los”, pontua Zé Carlos.

 

Golpes pela internet aumentam contra população idosa

Em 2024, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos já recebeu mais de 21 mil denúncias de violações contra idosos, vítimas de golpes pela Internet. Mulheres são a maioria das vítimas.

O secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Alexandre da Silva, explica quais são as principais denúncias.

“Geralmente são os golpes em que se pedem empréstimos consignados, são os golpes das pessoas que se se fingem por familiares, algumas vezes até falando de sequestros. Até alguns golpes bastante embaraçosos para as pessoas idosas, que muitas vezes geram algum tipo de exploração”.

Ainda de acordo com o Painel de dados da ouvidoria, quase 80% dos casos são denunciados por terceiros, e não pela própria vítima.

O secretário Alexandre da Silva acrescenta que muitas vezes a vítima tem vergonha de contar que sofreu um golpe. Mas reforça que a denúncia é fundamental e tem anonimato garantido.

“O mais importante é que as pessoas não sintam vergonha de falar que caíram no golpe. Fazer a denúncia é importante para conseguirmos entender quais são os tipos e criar ações.”

Guilherme Alves, gerente de projetos da Safernet, entidade com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no Brasil, dá algumas dicas de como se proteger destes golpes:

“Ficar atento e atenta, desconfiar de alguns tipos de comunicações. Então desconfiar de promoções muito vantajosas, desconfiar de contatos que você receber por telefone de possíveis centrais de bancos ou de lojas por assim dizer. Também desconfiar de mensagens que você recebe de parentes ou amigos ou de perfis que parecem ser de parentes e amigos pedindo para você algum tipo de dinheiro, algum tipo de transação bancária”.

O especialista também alerta que dados pessoais não devem ser fornecidos para centrais telefônicas, em casos de ligação de telemarketing, por exemplo. Em caso de dúvida, a própria pessoa deve ligar para a central de atendimento oficial daquele serviço. Alves também destaca que os cadastros para programas de assistência social devem sempre ser feitos nos canais oficiais do governo.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo