Equipamento dos mais avançados do mundo
Um dos mais modernos aparelhos de radioterapia do mundo acaba de entrar em operação no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Usado para o tratamento de pacientes oncológicos, o acelerador linear VitalBeam, da empresa Varian Medical Systems, vai dobrar a capacidade de atendimento do hospital em razão da capacidade de encurtar o tempo de tratamento dos pacientes.
O equipamento será usado em procedimentos radioterápicos nos casos de câncer de próstata, pulmão, esôfago, estômago, pele, reto e cabeça-pescoço, linfomas, doenças hematológicas, doenças do sistema nervoso central e do cérebro e tumores malignos raros.
De acordo com o diretor técnico do setor de radioterapia do HC, Eduardo Baldon, o acelerador possui avançados recursos de radioterapia e de radiocirurgia guiadas por imagem. Entre os diferenciais tecnológicos, está a alta precisão para atingir o tumor com doses maiores de radiação, tornando o tratamento mais rápido e com menores efeitos colaterais em tecidos sadios. Além disso, diz ele, o equipamento permite localizar o tumor com mais precisão, em imagens de alta resolução.
Importado dos Estados Unidos, o aparelho custou R$ 5,4 milhões, valor coberto por uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire, do Partido Liberal (PL).
Para receber o novo equipamento, a Unicamp teve de construir um novo bunker, de 100 m² de área, cujas paredes têm mais de 1,5 metro de espessura. O custo dessa obra de adequação ficou em R$ 1,5 milhão, montante pago pela própria Universidade.
“Um tumor de próstata, por exemplo, que tratamos em 38 dias úteis, nós passaremos a tratar em 20 dias úteis”, diz ele. “Atendemos entre 58 e 62 pacientes por dia, mas, com a entrada em operação desse novo equipamento, esse desempenho vai no mínimo dobrar.” (Com informações da Unicamp)
Conheça as empresas mais renomadas!!