Inscrições estão abertas até 24/01
Crédito: Carlos Bassan
Campinas avança no plantio de árvores, uma das formas de combater os gases que ocasionam o efeito estufa
Um dos tópicos da 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, em Campinas, será a redução da emissão de gases de efeito estufa. O assunto faz parte do eixo “Mitigação” do evento, que tem como tema central “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”. A Conferência será neste sábado, 25 de janeiro, na Estação Cultura, das 8h às 17h.
A pergunta central deste eixo que deverá ser respondida pelos participantes é “O que deve ser feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa?”. As contribuições selecionadas serão levadas para a Conferência Estadual e para a Nacional. Os gases de efeito estufa absorvem e lançam o calor do sol na atmosfera, colaborando para o aquecimento da Terra. São gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e os óxidos de nitrogênio (NOx). Mesmo que existam na atmosfera naturalmente, a emissão desses gases aumenta com ações humanas como queima de combustíveis fósseis e desmatamento, ampliando o efeito estufa e induzindo as mudanças climáticas.
Campinas, conforme os inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), desde 2016, tem observado um aumento de suas emissões, saltando de cerca de 2,7 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) em 2016 para aproximadamente 3,5 milhões em 2021, um aumento de 33% em cinco anos. Para isso, contribuem o uso de energia para transportes; a geração de energia elétrica e a obtenção de gás natural e de cozinha; resíduos e efluentes; agricultura, florestas e outros usos do solo; fertilizantes e pecuária.
“Para mudar essa realidade, é preciso compensar as emissões com atividades que capturem o CO2 da atmosfera. Temos metas importantes para os próximos anos e que estão descritas no Plano Local de Ação Climática (PLAC). Utilizando 2016 como ano-base, queremos reduzir em 35% as emissões de GEE até 2030, em 55% até 2040 e em até 80% em 2050”, destacou o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz dos Santos Adegas Júnior.
Ações realizadas em Campinas
Entre as ações já realizadas pela cidade estão o incentivo ao uso de bicicleta para deslocamentos rotineiros e de lazer, atitude que contribui para a redução das emissões. Atualmente, o município tem 119,83 km de ciclovias, sendo que apenas de 2021 a 2024 foram construídos 53 km.
Outra ação importante é a utilização de energia solar nas unidades da Rede Mário Gatti por meio do Programa CPFL nos Hospitais. Há painéis de energia solar nos Hospitais Ouro Verde, Mário Gatti, e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) São José, Campo Grande e Carlos Lourenço, além da sede do Samu.
A captura de carbono feita por meio de plantio de árvores é outra iniciativa realizada pelo município. Somente em 2024, foram plantadas 207.436 novas mudas por meio de iniciativas das Secretarias do Clima e de Serviços Públicos, da Mata de Santa Genebra e da Sanasa. Desde que o controle dos dados começou a ser realizado, somando as ações em 2021, o ano de 2024 teve o maior volume de plantios.
Descarbonizar, ou seja, mitigar a geração de gases de efeito estufa, também pode ser alcançado por outras ações, como a reciclagem de materiais, que permite a reutilização de embalagens. Campinas tem coleta seletiva em 70% dos bairros e 16 ecopontos que recebem materiais recicláveis.
“Na conferência, queremos aprofundar essas discussões e propor novas estratégias que permitam fazer a mitigação dos gases de efeito estufa. Alcançar essas metas de redução de emissões só vai ser possível se tivermos uma ampla participação da sociedade civil, por meio da população, das empresas, dos conselhos e entidades”, destacou Adegas Júnior.
Conferência
A 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente será realizada no sábado, 25/01, na Estação Cultura, das 8h às 17h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 24 pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenyF4zfWWXb8m6gChkAA6ylGW54A0ygRdAkdNrNIqGjXim3Q/viewform. Os participantes também podem se inscrever presencialmente nas própria conferências, das 8h às 10h.
Durante o evento, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir os cinco eixos do tema central: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; governança e educação ambiental.
Nesta terça, 21, está sendo realizada, na Etecap, até as 17h, a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, com municípios da Região Metropolitana de Campinas. O objetivo é pensar em ações conjuntas para enfrentar a crise climática.
Serviço:
5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
Data: 25/01/2025 (sábado)
Horário: das 8h às 17h
Local: Estação Cultura, localizada no Largo Marechal Floriano, s/nº - Centro, Campinas
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenyF4zfWWXb8m6gChkAA6ylGW54A0ygRdAkdNrNIqGjXim3Q/viewform.
AS inscrições são gratuitas e abertas