Prefeitura prevê para maio
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Foi uma longa espera para os campineiros. Após 13 anos fechado, o Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” deve ser reaberto em maio deste ano, data prevista para o fim das obras da segunda e última fase de reformas. Com investimento de R$ 38,9 milhões, a etapa começou em maio de 2024 com prazo de um ano para finalização.
A primeira etapa da revitalização foi entregue em novembro de 2023, om recursos de R$ 23,5 milhões e 13 meses de atraso em relação ao cronograma inicial.
A princípio, a conclusão das obras da segunda etapa estava prevista para o final de 2024. O processo de recuperação do CCC começou há quase quatro anos.
O Centro de Convivência Cultural de Campinas foi inaugurado em 9 de setembro de 1976 e o projeto original é do arquiteto Fábio Penteado. São 6 mil metros quadrados de área total (4 mil de área externa e 2 mil de área interna). Segundo a administração municipal, é a primeira vez que o espaço passa por uma reforma completa.
Estão incluídas nesta etapa final de obras as novas instalações da luminotécnica, acústica, áudio e vídeo, instalações elétricas e cenotécnia. Entre as etapas já finalizadas estão a estrutura do piso do palco, a maquinaria cênica, os motores e varas.
A obra da primeira fase incluiu a reforma da alvenaria, camarins, áreas de ensaio e de circulação, substituição hidráulica e elétrica, acessibilidade, drenagem e impermeabilização do Teatro de Arena.
Além do piso do palco e da maquinaria cênica, também já foram finalizadas a estrutura metálica da passarela técnica e o urdimento, que é a armação posicionada ao longo do teto do palco, que permite o funcionamento e fixação dos dispositivos cênicos, como moitões, roldanas, ganchos e outros dispositivos de manobras.
Estão prontos ainda o forro de gesso acartonado e a tabica que é uma peça metálica galvanizada (com tratamento para não sofrer corrosão) usada entre o forro drywall e a parede para a sustentação de perímetro dos forros dilatados dando sensação visual de um teto flutuante.
No momento, os serviços estão concentrados na execução da infraestrutura da luminotécnica, áudio e vídeo e na automação luminotécnica e automação cênica. Com a estrutura do piso pronta está sendo finalizada a implantação do piso do palco.
Essa fase da reforma do Convivência é especial porque “recheia” o teatro com todas as áreas internas para que o espaço volte a receber a população campineira para espetáculos, concertos e shows.
A expectativa da área cultural é grande, segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, afinal, a obra permitirá o retorno do teatro após 13 anos.
“Reabrir o Centro de Convivência, que sempre foi um ícone da cultura campineira, será um marco importante para fomentar a arte no nosso município. Além de contribuir para a revitalização da região central, o teatro vai abrir as portas para uma diversidade de novas manifestações culturais”, disse Alexandra.
O local voltará ainda a ser a sede da Orquestra Sinfônica de Campinas, que também passa por renovação, com a contratação de novos músicos por concurso.
Fonte: https://horacampinas.com.br/prefeitura-preve-para-maio-fim-das-obras-do-centro-de-convivencia/