208 unidades com projetos de jardinagem
Crédito: Manoel de Brito
Com equipe própria, Secretaria de Educação já fez o manejo de árvores, projetos e execução de jardinagem nas 208 escolas municipais
Crédito: Manoel de Brito
Ao todo, 120 profissionais divididos em seis equipes atuam de segunda a sexta-feira para realizar os trabalhos
Crédito: Manoel de Brito
Programação das equipes inclui pelo menos uma visita para manutenção em cada escola a cada sessenta dias
Crédito: Adriano Rosa
No CEI Orlando Pereira da Costa, primeiro a poda das árvores, depois, um novo jardim
navigate_next
O Programa Minha Escola Bem Cuidada completou um ano e a Secretaria de Educação de Campinas faz um balanço positivo dos trabalhos. A iniciativa inclui várias ações, entre as quais o manejo de árvores e projetos e execução de jardinagem nas 208 escolas municipais e trinta prédios administrativos da pasta.
Ao todo, 120 profissionais divididos em seis equipes atuam de segunda a sexta-feira para realizar os trabalhos. Desde o início deste programa, as equipes de arborização fizeram o manejo de 343 árvores, o que inclui o plantio de 29 mudas. Foram realizados 54 projetos de jardinagem.
A programação das equipes inclui pelo menos uma visita para manutenção em cada escola a cada sessenta dias. Além disso, as unidades também recebem os técnicos para atendimento de questões pontuais.
A jardinagem é um novo benefício para as escolas. Os profissionais vão até a unidade, desenvolvem um projeto de paisagismo e executam a obra, como aconteceu no Centro de Educação Infantil (CEI) Orlando Pereira da Costa, no Jardim Santa Lúcia.
“Primeiro foi feita a poda das árvores, depois um novo jardim. Os momentos em que os estudantes passam aqui precisam ser os mais agradáveis possíveis e uma escola bem cuidada faz com que eles a valorizem e ajudem nos cuidados”, afirma a diretora da CEI, Cristhiane Peruzzo.
Antes da chegada do Programa nas escolas, esse trabalho era realizado pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pela manutenção das áreas públicas de toda a metrópole. Agora, a Secretaria de Educação conta com equipes próprias.