Cultura acessível impulsiona teatros
Crédito: Divulgação
Em 2025, o cenário continua positivo. Apenas no primeiro trimestre do ano, 24.398 pessoas já participaram de atividades realizadas nos equipamentos culturais municipais
Crédito: Divulgação
A participação do público nas atividades culturais em Campinas vem crescendo de forma constante
A participação do público nas atividades culturais em Campinas vem crescendo de forma constante, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Em 2023, os quatro principais teatros e espaços culturais da cidade — Teatro Castro Mendes, Espaço Cultural Maria Monteiro, Teatro Carlito Maia e a Concha Acústica Maestro Benito Juarez — reuniram 124.881 espectadores em suas programações.
Esse número aumentou para 128.224 pessoas em 2024, um crescimento significativo que reflete o fortalecimento da programação e do acesso à cultura.
Em 2025, o cenário continua positivo. Apenas no primeiro trimestre do ano, 24.398 pessoas já participaram de atividades realizadas nos equipamentos culturais municipais, demonstrando o engajamento do público com a cultura local.
Espaço de convivência
Os equipamentos mantêm uma programação regular, com destaque para atrações de teatro, música, dança e atividades formativas, voltadas para diversos públicos e faixas etárias. A diversidade de linguagens e a descentralização das ações têm sido fatores importantes para o aumento do engajamento popular.
Além de fomentar a cena artística local, os teatros também funcionam como espaços de convivência e formação cultural, recebendo produções locais e nacionais, além de atividades realizadas em parceria com escolas, coletivos culturais e organizações da sociedade civil.
O crescimento da participação é resultado de uma política pública voltada para o acesso democrático à cultura e o fortalecimento da identidade artística de Campinas.